Após muito tempo sem divulgar uma noticia sequer do Turfe Santamariense, venho aqui comunicar o que estão fazendo com nosso querido “Passo D’Areia”.
Pois é, BOAS NOTICIAS não temos para escrever aqui nesta redação, apenas venho relatar a tristeza que vivemos atualmente aqui em nosso Hipódromo.
Hoje, nosso Jockey Club está em péssimas condições, melhor falando, nosso prado está ACABADO. Sem corridas desde o dia 17 de Fevereiro, a situação é a pior impossível. E para piorar, denúncias foram feitas o que fez com que a carta patente fosse caçada, impedindo a realização de corridas desde o mês de Fevereiro.
Desde a caçasão da carta, nosso prado esta largado de tal maneira que só quem gosta do Clube vê no que tudo resultou. Muitas projeções são feitas sobre o que será feito de nosso Jockey, mas ninguém sabe dizer o quando irá se decidir o caso. O parque que seria construído na área do Jockey, está com as obras paradas. Hoje, há boatos de que o parque não será finalizado, pelo menos por enquanto.
Reuniões com o prefeito da cidade foram feitas mais de uma vez, mas em nenhuma delas, tivemos a confiança de que teríamos o apoio do prefeito. Embora alguns acreditem no prefeito, eu sou o contrário. É uma pena, mas esta pessoa está preocupada com outros assuntos, e assuntos que podem tirá-lo do cargo. O mesmo cada vez que tem reuniões, pede mais 15 dias para avaliar o caso, e lá se passam 15, 30, 60 dias e nada de respostas. Ai fica complicado senhor prefeito...
Mas também não podemos culpar só apenas o prefeito, sobre o que esta acontecendo. Ai eu me pergunto: Onde estão as pessoas ligadas ao Turfe de Santa Maria? Cadê os “grandões” que sempre estariam do lado do clube? E aqueles que diziam: _ Nunca vamos deixar o prado parar! Eu poderia muito bem citar o nome dos cidadões aqui neste espaço, mas isto não ajudaria em nada, já que estas pessoas são tão acovardadas!!!
Volto a falar, onde estão as pessoas que jamais deixariam o prado parar. Pra que ter corridas em Santa Maria, vamos pro Cristal, pra Maroñas ou outro Hipódromo... É bem fácil né. Muitos fizeram estas mudanças e hoje nem se importam com nosso Jockey. Desde já, quero dizer que não tenho nada contra estes Hipódromos, espero que entendam minha indignação, pois, minha irritação é com as pessoas que ao invés de dar apoio as suas “raízes”, preferem investir em lugares distantes.
Proprietários e Diretoria, não pensaram na situação em que iriam ficar os treinadores, jóqueis, etc. Pessoas estas, que dependem do Jockey para o seu próprio sustento.
Aproveito para mostrar algumas fotos que mostram a atual situação do Jockey Club Santamariense. Vejam que até a casa da chegada foi destruída por vândalos e que os pavilhões estão todos com pichações. Cada vez que vou ao Jockey, me da uma tristeza de ver o nosso querido Passo D’Areia “se terminando”. Torço continuamente por uma melhora, sempre acreditando que tudo poderá se reverter.
Sobre a carta patente, já foram informadas as medidas que devem ser tomadas para a recuperação da mesma. O envio de documentos ao Ministério da agricultura já iniciaram o pedido de liberação. Analisando os requisitos, precisamos de uma grande reformulação em nosso Jockey, desde mudanças na Vila Hípica até reformas na pista, para assim voltarmos a ter corridas. A reforma depende apenas de um dinheiro a ser liberado pela prefeitura, dinheiro este que pertence à entidade.
Termino aqui com tristeza, o relato da atual situação do grandioso Hipódromo do Passo D’Areia. Espero que muito em breve, possa estar aqui, escrevendo noticias positivas do Turfe Santamariense, e podendo dizer:
“O Jockey Club Santamariense voltará a realizar corridas”.
Abaixo, as fotos tiradas no Jockey Club:
![]() |
| "Casa de chegada foi destruída por vândalos". |
![]() |
| "Pavilhões estão tomados de pichações". |
![]() |
| "O setor da copa, também foi alvo de pichações". |
![]() |
| "Casa da pule, mostra a imagem atual do Jockey". |
![]() |
| "Obras no interior da pista, estão paralisadas". |





Amigo Matheus
ResponderExcluirEntendo a tua indignação. De nossa parte, sempre eivamos esforços para o bem dos dois clubes. Espero que a situação de vocês se reverta logo e que possamos nos congrassar como há bem pouco tempo fazíamos. Forte abraço
sr:treinadores e jockeis venham todas pra cachoeira que aqui
ResponderExcluirta 100% e vcs vão ser bem recebidos!
em cachoeira tbm nao adianta de nad daqui uns dias o prado sera leiloado. . . e se termina-rá tbm. . .
ResponderExcluiracho brabo secador,,,
ExcluirLEILOADO VAI SER TUA MAE ABOBADO
ExcluirSeria melhor tu te informares primeiro antes de falar do que tu não sabes! Passamos por mais uma auditoria do Ministerio da Agricultura e mantemos nossa carta patente. Quanto às dívidas estão TODAS sendo pagas... logo não existe a possibilidade do leilão, equivocadamente, ventilada!
ExcluirSe acalmem pessoal, para que sermos egoístas uns aos outros. Temos de lutar por ambos os Hipódromos, para que retomem suas atividades... Ficamos na torcida pelo querido Passo D'Areia e Amorim!
ResponderExcluiré, parece que todo mundo cansou de ser palhaço, e eu me admiro de ti matheus vim da esse discurso, o hipódromo não terminou por falta de turfistas apoiarem, e sim por causa da administração medíocre, por falta de honestidade dos profissionais, por que vai me dizer que não ganhavam só quem o zé, césar, roberto queriam ? ah matheus tu que me poupe
ResponderExcluirOlha cara, primeiro seria melhor você colocar seu nome após seu comentário. Ai sim, seria melhor de nos comunicarmos. Mas respondendo sua pergunta, até aceito suas palavras, mas discordo quando você diz " hipódromo não terminou por falta de turfistas apoiarem...". Eu jamais disse aqui, que turfistas deixaram de ajudar o Jockey, falei que há certos proprietários que desistiram de investir em Santa Maria e simplesmente foram prestigiar e contribuir em corridas de outras cidades. Sobre as pessoas da administração, você tem todo direito de dar sua opinião. Eu não vou citar aqui, nomes que acho que possam ter prejudicado o Jockey, mas que teve muitos que roubaram, HOUVE SIM !!!
Excluir